Carta à minha Avó Glória





Acredito no desespero. Na força que me sufoca e me amarra os pulsos na impossibilidade de agir. Acredito no desespero desde a tua partida. Desde que me deixaste nesta ausência-presença tão imprópria de ti. Acredito no sofrimento. Acredito na solidão de um olhar enclausurado no teu rosto. Acredito na dependência. No golpe de misericórdia que a foice da morte impõe quando nos finda o prazo. Acredito na dor. A dor mesquinha e transparente. A dor visível que nos obriga a arrastar o corpo e encarar a vida sem ti. Ainda continua vazio o teu espaço. Como podem dizer que ninguém é insubstituível? Que artimanhas macabras inventam as pessoas para nos levar a acreditar em mentiras. Quem disse que a dor fica mais ténue, quando compreendida? Quem disse que as frases politicamente correctas que me gritavam aos ouvidos no dia do teu derradeiro adeus, me tranquilizavam? Só queria ficar sozinha, a olhar para o teu rosto sereno. Não podia deixar-te partir. Não queria que te levassem sem que tivesse tempo para voltar a dizer-te o quanto te amava.
Acredito na vida eterna. Acredito que Deus colhe na terra alguns dos seus anjos. Enquanto te transportavam vi-te levantar suavemente dessa madeira rude onde te depositaram o corpo. Vi-te renascer. Das costas brotavam duas asas brilhantes como pedaços de diamantes cravejados na coroa de uma qualquer rainha.
Ainda me doem as pedras do caminho. Ainda me soluça o peito naquele arrastar de pés que me obrigavam a encerrar o teu ser apenas na minha memória. Ainda me doem as lágrimas que ainda hoje te choram. Ainda me dói a tua ausência. O teu perfume no meu quarto. A tua voz sábia e humilde, que me repreendia com lições de vida. Foste pilar que suportou as minhas dúvidas. Foste porto de abrigo das tempestades e vendavais que assolavam a porta da minha fragilidade. Ensinaste-me a importância da família, da amizade. A dar-me sem esperar retorno, a fazer o bem, porque quando fazemos o bem, encontramos a paz de espírito que tanto procuramos sem encontrar.
Perco-me de novo entre a multidão de lágrimas e de desespero. Vejo apenas olhares de dor. O cheiro das velas, da terra, e a tão próxima presença do fim. Não quero deixar-te. Não quero perder-te de vista. Quero pegar-te ao colo e levar-te para casa. Ninguém me obedece. Ninguém ouve os meus gritos. A minha voz já não te alcança. Cobrem-te o corpo com um lençol de madeira, e a pouco e pouco vejo-te descer entre os sete palmos de terra que nos separam. Não. Não posso deixar que te sepultem para toda a eternidade. Aos poucos cai a terra e com ela sinto-me a sufocar. É como se tivéssemos as duas nesse caixão fechado sem réstia de luz. Abraça-me avó. Não me deixes. Mas tu não me respondes. Não me ouves. Existe apenas silêncio. O silêncio da tua morte na minha pele, como uma brasa em chama que me queima e deixa bem marcada a cicatriz.
Acredito na vida eterna. Acredito que és um anjo que repousa docemente nos dedos de Deus.

Até sempre minha Avó.

Comentários

real republica disse…
texto lindo!...e sentido!

Mensagens populares deste blogue

Ao meu Anjo...

Serena dor...